As centrais de porcionamento para supermercados são áreas em que produtos alimentares são preparados e…
Piso Industrial: A base da Inocuidade no Abatedouro
O piso industrial tem papel fundamental no projeto de abatedouros e de indústrias alimentícias, na medida em que contribui para a inocuidade dos produtos. A inocuidade é a prioridade maior das empresas processadoras de aves. Esta resulta de um esforço amplo e organizado, em distintas e simultâneas frentes da empresa, cujo fim é barrar o acesso dos microrganismos patogênicos aos produtos durante o processamento. Este esforço deve ser empreendido já a partir da concepção do abatedouro, quando o projeto e a posterior construção do piso da indústria devem ser tratados com muita atenção, visto ser o piso a base, literalmente, da inocuidade dos produtos alimentícios.
Escolher os materiais a ser usados na construção de um abatedouro é da exclusiva responsabilidade da empresa. Ela deve escolhê-los pensando nas exigências legais a cumprir, no custo de aquisição, e também em sua durabilidade e funcionalidade. Devemos considerar também, nesse processo, aspectos como segurança laboral, limpeza e higiene e, sobretudo, proteção à inocuidade dos produtos.
Esses critérios são também fundamentais para o projeto do piso. O piso de uma indústria é uma das superfícies mais propícias à propagação de bactérias, mofo, fungos e sujeira pelo abatedouro. Considerando, igualmente, a diversidade de ambientes e as demandas aos quais está exposto, sua concepção e construção devem garantir que cumpra, a longo prazo, a missão de contribuir para a inocuidade da operação.
Para isto, é necessário observarmos as três fases de sua instalação: construção, sistema de drenagem e acabamento.
A construção do piso industrial
Devemos pensar a construção do piso de forma a resistir aos desafios diários do abatedouro. Ele se constitui de distintos substratos com exigências individuais e finalidades próprias. A base é o componente que sustentará tudo o que nele estará apoiado. Dessa maneira, devemos construí-la tendo-se clara a futura demanda específica, estática ou dinâmica, de cada área em mente. Devemos analisar, nesse caso, características como temperatura, umidade, agressão química e física, entre outras.
Os pisos mal dimensionados podem apresentar problemas, posteriormente. Os problemas mais comuns são afundamento, em situações críticas, e as rupturas e fissuras. Estas últimas criam áreas de difícil limpeza e, assim, facilitam o desenvolvimento de biofilmes. Estes biofilmes apresentam potencial de contaminação que não se restringe a seu entorno, podendo facilmente estender-se a outras áreas do abatedouro.
O sistema de drenagem do piso
O sistema de drenagem é um importante componente do piso industrial. Evita o acúmulo de resíduos sólidos e líquidos que, de outra forma, se converteriam em pontos de proliferação de microrganismos. Quando isso ocorre, estes espalham-se por todo o frigorífico, colocando em risco a inocuidade dos produtos.
As opções de sistemas de drenagem disponíveis no mercado são muitas. Nesse sentido, além do custo, deve pesar na decisão de escolha o atendimento, simultâneo, de alguns pré-requisitos importantes: proporcionar a fácil e eficiente coleta e despacho dos resíduos sólidos e líquidos, construção em material inoxidável e polido para evitar a retenção de resíduos sólidos, ser duradouro e de fácil manutenção, e ser de fácil inspeção, desmontagem, limpeza e montagem.
A instalação do sistema de drenagem deve ser simultânea à construção do piso. Isso garantirá a total integração do conjunto, evitando, assim, que a interface piso-sistema de drenagem favoreça o desenvolvimento de biofilmes, bem como a integralidade e unicidade do acabamento aplicado posteriormente.
O acabamento
O acabamento do piso industrial, a sua face visível, é a que estará em contato direto com a rotina diária do abatedouro. Ele tem por fim proteger a integridade do substrato de concreto que está abaixo. Por esta razão, a decisão de aplicá-lo ou não ao piso e que tipo de acabamento aplicar deve ser criteriosamente pensada em função do grau de proteção que se requer contra as agressões operacionais que ele deve conseguir suportar sem sofrer danos, e do custo relativo ao material a ser usado.
Por exemplo, o acabamento de uma área onde há um trânsito constante de empilhadeiras deve ter propriedades mecânicas e funcionais muito mais robustas e, por isso, será mais caro, do que o exigido por um piso sobre o qual trabalharão apenas pessoas, que exigirá uma solução mais econômica. Além do mais, todos eles deverão ser compatíveis com os produtos químicos utilizados na limpeza do abatedouro.
Adicionalmente, o acabamento deve também facilitar e agilizar a remoção dos resíduos sólidos e líquidos para o sistema de drenagem durante os turnos e, sobretudo, durante a higienização das instalações. Por isto, serão distintos os atributos dos acabamentos aplicados aos pisos das áreas que manejam sangue, excrementos e gordura, ou ainda água muito quente ou muito fria.
A aplicação do acabamento é a base do seu sucesso e durabilidade, pelo que é aconselhável contratar os serviços de fornecedores idôneos e de experiência reconhecida no ramo. Embora possivelmente mais caros, eles estarão aptos a oferecer um serviço de maior qualidade e confiabilidade.
Contar com um piso construído com materiais de qualidade, equipado com um sistema eficiente de drenagem e com acabamento apropriado são pré-requisitos cruciais no esforço diário para assegurar a inocuidade dos processos e produtos.
A M2J é a melhor solução de engenharia para frigoríficos e indústrias alimentícias. Entre em contato para saber mais.
*Literatura disponível sob solicitação
This Post Has 0 Comments