skip to Main Content
+55 (41) 3092-3233 contato@m2jvip.com.br Curitiba/PR e Itajaí-SC - Brasil

Centrais de porcionamento para supermercados

As centrais de porcionamento para supermercados são áreas em que produtos alimentares são preparados e embalados em porções controladas antes de serem vendidos. Essas centrais são especialmente úteis para supermercados que oferecem carnes, frutas, vegetais, queijos e outros produtos frescos pré-porcionados.

A implantação de centrais de porcionamento para produtos cárneos é uma tendência em redes de supermercado. Isto se aplica não só a grandes redes de supermercados, mas também a redes médias e pequenas que buscam modernidade, conveniência e otimização desta operação.

Como funcionam as centrais de porcionamento?

Os supermercados tradicionais contam em cada loja com um açougue, que atende principalmente um público tradicional que gosta de ver o corte sendo feito “na sua frente”. No entanto, este público vem diminuindo, enquanto cresce o público que prefere a conveniência de levar para casa o produto já porcionado, em embalagem adequada e pronto para ser preparado em sua residência (conveniência).

Desse modo, as redes de supermercado estão passando a investir em centrais de porcionamento. Essas centrais são construídas em uma área separada do supermercado, ou em outro local dedicado especialmente a este objetivo. Assim, nas centrais, os funcionários cortam os produtos, porcionam e preparam de acordo com os padrões da rede, e então os enviam para as prateleiras em sua forma final.

M2J Engenharia e centrais de porcionamento para supermercados

A M2J Engenharia tem trabalhado em projetos de Centrais de Porcionamento para redes de Supermercados. Por exemplo, um dos projetos é o da rede de Supermercados Condor, que tem mais de 50 lojas no Paraná e em Santa Catarina. Este projeto é hoje uma referência nacional em termos de Central, com conceitos modernos de produção, qualidade do processo, segurança alimentar e adequação ao hábito do consumidor.

Sendo assim, com equipamentos modernos vindos do Brasil e da Europa, o produto final atende o que se busca com a implantação de uma Central de Porcionamento: praticidade para o consumidor, redução de custo para o supermercadista e otimização do processo.

Desse modo, com a Central, as lojas praticamente não têm mais a necessidade do açougue local, pois todos os produtos serão oferecidos aos clientes da maneira mais adequada possível ao consumidor.

Vantagens das centrais de porcionamento para supermercados

Como vimos, as centrais de porcionamento têm trazido uma série de vantagens tanto para o consumidor quanto para o os supermercadistas. A seguir, explicaremos as principais vantagens dessa implementação.

1) Padronização de produtos

A primeira vantagem é a padronização dos produtos. Nesse sentido, hoje, cada açougue pode oferecer um produto diferente pela maneira como é manuseado. Por outro lado, com a Central, o consumidor pode ir em qualquer loja e o produto terá sempre o mesmo padrão.

2) Redução de perdas e desperdícios

Como segunda grande vantagem, a redução de perdas. Em um sistema tradicional, cada loja ou cada açougue tem a sua própria perda, composto por retalhos, pontas de produtos ou por produtos não vendidos e que devem ser descartados. Como consequência, estas perdas chegam a 8-10%. Com a Central de Porcionamento, no entanto, como tudo é feito numa central e com padrão, esta perda se reduz a 2-3%, representando um grande ganho.

3) Logística

Uma terceira vantagem é logística. A Central só envia para as lojas o que elas realmente vendem, no volume adequado, de forma a não haver perdas por risco de vencimento dos produtos. A Central entende o que cada loja vende, e por isto consegue otimizar toda a cadeia de produção.

4) Melhor adaptação às variações de demanda

Uma quarta vantagem é que a rede passa a ter uma boa capacidade de reação às VARIAÇÕES DE DEMANDA, podendo concentrar o trabalho da central em produtos que tenham alta demanda sazonal ou mesmo para mudança de hábito dos consumidores.

5) Simplificação do processo

Ainda como vantagem, as lojas atingem uma simplificação dos seus processos, deixando o complexo processo de cortes e embalagens para a Central. Além disto, as redes liberam um espaço importante na loja para outros usos.

Famílias de produtos e embalagens para central de porcionamento para supermercados

As principais famílias de produtos que podem ser colocados em uma Central são:

  • CORTES PORCIONADOS EM ATMOSFERA MODIFICADA – vários tipos de cortes, bifes e outros, em bandejas com atmosfera modificada ou termoformados;
  • TEMPERADOS OU MARINADOS – Cortes que podem ser temperados com tempero exclusivo com embalagem termoformada ou sacos encolhíveis;
  • HAMBURGUER E ALMÔNDEGAS – Formados na própria central, gourmetizados, em embalagem com atmosfera modificada para garantir maior vida de prateleira;
  • CUBOS E TIRAS – Prontos para preparo no ponto de consumo, em embalagem com peso próprio para consumo da família;
  • FATIADOS – Queijos e Frios (presunto, apresentado, lanches) fatiados, em embalagem que garante uma durabilidade maior e praticidade de consumo.

Vídeos promocionais de centrais de porcionamento

No caso da rede de Supermercados Condor, foi uma grande satisfação para a M2J Engenharia fazer o projeto, acompanhar a execução e depois comprovar o sucesso do mesmo com a satisfação do nosso cliente. As peças de marketing utilizadas pela rede evidenciam esta satisfação, mostrando com muito orgulho a Central de Porcionamento, que eles carinhosamente chamam de “Entreposto”. A seguir, vejam nos links abaixo algumas destas peças, tendo como garoto propaganda ninguém menos que o Sr. Joanir Zonta, dono da rede Condor e realmente um empresário visionário!

Também estivemos presentes, recentemente, na ExpoAPRAS, o maior evento supermercadista do Paraná, para fazer contato com clientes e fornecedores deste segmento crucial para a economia. Abaixo, foto dos membros da M2J na ExpoAPRAS.

Centrais de panificação

A M2J Engenharia também tem trabalhado em várias Centrais de Panificação, que tem o mesmo conceito de abastecer as lojas a partir de uma unidade central, com grandes vantagens como apresenta a Central de Porcionados de Carne.

M2J

A M2J é uma empresa brasileira que oferece serviços de engenharia e consultoria, composta por uma equipe altamente qualificada e de grande experiência, para atender as indústrias de processo do Brasil e do mundo.Acompanhe-nos nas redes sociais.

M2J

A M2J é uma empresa brasileira que oferece serviços de engenharia e consultoria, composta por uma equipe altamente qualificada e de grande experiência, para atender as indústrias de processo do Brasil e do mundo.

Acompanhe-nos nas redes sociais.

Back To Top